Cabelos: Como lavá-los corretamente

 

Um cabelo saudável e bonito é fruto de horas de dedicação: Hidratação, escovas progressivas, relaxamentos de cachos, babyliss, dentre outros. Mas onde tudo isso começa? No chuveiro! A lavagem dos cabelos não é um ato somente de higiene, envolve cuidados que auxiliam para seu cabelo ficar forte e deslumbrante.

 

Por onde começar?

Avalie o estado de seu cabelo para ver quais produtos atendem suas necessidades. Lave o cabelo com água morna ou fria, jamais com água quente. A água muito quente prejudica o couro cabeludo e deixa o cabelo ressecado. Água gelada também não é indicada, pois deixa o cabelo oleoso.

O xampu...

A escolha do xampu é muito importante. O mais indicado é lavar com xampu transparente que limpa mais profundamente o cabelo. Também se pode alternar entre ele e um xampu hidratante adequado ao seu tipo de cabelo. Existem variados tipos no mercado: para cabelos secos, oleosos, tingidos, lisos, cacheados. O xampu mais espesso vai tratar de seu cabelo, enquanto o transparente, limpa. O sem sal é um meio termo, normalmente não são leitosos nem transparentes, são aconselháveis para quem tem o cabelo quimicamente tratado.

 

Há um último tipo de xampu: os anti-resíduos. São muito utilizados antes de hidratações, escovas progressivas e cauterizações. Devem ser utilizados uma vez por semana ou a cada 15 dias. O xampu anti-resíduos limpa profundamente o couro cabeludo retirando toda a sujeira e o acúmulo de produtos como leave-in e cremes sem enxágue.

Aplique o xampu nas mãos e após no couro cabeludo, esfregue suavemente com a ponta dos dedos. Massagem e movimentos circulares estimulam a produção de sebo na raiz dos cabelos, tornando-os oleosos. Aplique 2 vezes o xampu para ter uma limpeza completa. Quem lava o cabelo diariamente não precisa. Enxágue.

Condicionador X máscara hidratante:

A máscara hidratante só tem efeito se for deixada o tempo indicado (entre 15 a 20 minutos). Se tiver pouco tempo aplique um bom condicionador deixando-o agir por 2 ou 3 minutos. O condicionador hidrata e fecha as escamas abertas pelo xampu. Não aplique o condicionador no couro cabeludo, isto pode ocasionar caspa e mau cheiro no cabelo.
Enxague bem, o condicionador não tem propriedades para ficar no cabelo, prefira um condicionador sem enxague após a lavagem para desembaraçar os fios.

Outras dicas:

  • Não é indicado lavar os cabelos todos os dias, mas quem transpira muito ou tem o cabelo mais oleoso pode lavar diariamente.
  • Na hora de secar, não esfregue demais a toalha na cabeça. Isso faz com que as cutículas do couro cabeludo abram novamente.

Prontinho! A lavagem está completa.  Seu cabelo já está pronto e bem cuidado.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Cabelos: Como lavá-los corretamente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s