Toxoplasmose, parem de culpar os gatos!

gatinhosOi pessoal!

Hoje é o Dia Mundial do Gato e como eu adoro gatinhos vim compartilhar com vocês informações sobre a doença toxoplasmose. Muitos chamam de doença do gato e isso popularizou um mito que os gatos transmitem a doença. Vamos entender um pouquinho sobre a toxoplasmose.

O que é Toxoplasmose?

É uma doença infecciosa, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii.

Toxoplasmose X Gatos

De acordo com o Projeto Esperança Animal apenas 1% dos gatinhos transmite a toxoplasmose e, para isso, eles precisam estar doentes e, principalmente, na fase de eliminação dos oocistos. O contágio da doença se dá através da ingestão de alimentos crus contaminados, principalmente carne  de porco e de carneiro, e vegetais que abriguem os cistos do ToxoplasmaEntão, os gatos podem adquirir essa doença da mesma forma que os humanos. Eles ingerem carnes cruas ou até mesmo insetos contaminados e contraem a doença.

“Geralmente, o gato que contraiu toxoplasmose, irá eliminar os oocistos (“ovinhos” do toxoplasma) apenas uma única vez e por apenas 15 dias durante toda a sua vida. Esta eliminação ocorre 10 dias após o gatinho ter sido infectado. Para que você se contamine com o toxoplasma, você precisa comer a forma infectante, que nada mais são que os ovinhos germinados presentes nas fezes do gato contaminado. Ou seja, você precisa que as fezes do gato tenham contato com sua boca. E tem mais, as fezes do gato infectado precisam ter contato com sua boca depois de 48 horas que o gato tenha defecado, caso contrário, os “ovinhos não germinam” e o ciclo não se completa!” Fonte PEA

cats

Sintomas da doença

Bom, quem contrai a doença pode não manifestá-la. Muitas pessoas, como um caso conhecido, contrai a doença e cria anticorpos que a repele, tornando-se imune a doença. Nas pessoas que a toxoplasmose se manifesta, pode aparecer os seguintes sintomas: Febre, dores musculares e articulares, comprometimento da visão, dor de cabeça e garganta e manchas pequenas e vermelhas pelo corpo.

Cuidados para não contrair a doença

  •  Lave as mãos antes de comer ou beber;
  • – Lave as mãos após a manipulação de carne e alimentos;
  • – Não tome leite sem antes fervê-lo;
  • – Não tome água de origem desconhecida;
  • – Não coma carne crua ou mal passada e nem verdura, legumes e frutas mal lavados;
  • – Não coma embutidos não fiscalizados, de procedência duvidosa;
  • – Use luvas ao limpar a caixa sanitária de gatos e/ou quando for mexer com jardinagem;
  • – Se você for vegetariano, já não precisa se preocupar com carnes cruas ou mal passadas, mas tenha muita atenção nas frutas, legumes e verduras bem lavadas.

Para seu gatinho, também tome alguns cuidados específicos, como: não o alimente com carne crua ou mal passada, limpe sua areia sanitária 2 vezes ao dia, tomando cuidado na hora de limpar, mantenha-o sempre vacinado e leve-o ao veterinário com frequência.

Todos entendidos? Não deixe de adotar um gatinho por medo dessa doença. Se ainda tiver dúvida, procure um veterinário e peça maiores informações sobre a toxoplasmose e como evitá-la.

E esse é o meu gatinho:

Foto0013

 

♥ Beijinhos e até o próximo post!

Anúncios

21 pensamentos sobre “Toxoplasmose, parem de culpar os gatos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s