Aprendendo inglês através do ESL

* Este post NÃO é um publi-editorial. Não recebo dinheiro ou qualquer benefício das escolas citadas. 

Oi meus queridos e queridas!! Como passaram a semana?

Eu sei que estou postando menos, mas as aulas da universidade voltaram e eu trabalho em tempo integral, portanto nem sempre tenho tempo de postar. Mas prometo que me esforçarei para não deixá-los sem conteúdo.

Todos sabemos o quanto é importante aprender uma segunda língua. O inglês é indispensável para qualquer profissional atualmente e também para a vida pessoal, para quem deseja um dia fazer intercâmbio, visitar ou até morar em outro país que o inglês seje sua lingua oficial.

Estou fazendo aulas de inglês a mais ou menos 2 meses.  Antes de inciar fiz uma grande pesquisa sobre métodos e escolas de inglês daqui da minha cidade. Até que decidi que queria fazer inglês pelo método ESL (English as a Second Language – Inglês como Segunda Língua). Algumas escolas usam esta nomenclatura e outras tem um nome próprio a sua metodologia. Bom, para começar o que é ESL? Basicamente é aprender inglês vivendo em inglês! Simula uma espécie de intercâmbio. Portanto todas as aulas são totalmente em inglês. Diferentemente das aulas tradicionais baseadas em tradução.

esl-logo

Nas aulas deste método, praticamente todas as escolas focam na conversação. É exercitado o falar e ouvir. A gramática é trabalhada somente no final do curso, mas é inserida em alguns momentos durante as aulas.

Aprender inglês desta forma é semelhante a quando você aprendeu o português enquanto criança. Memorização e repetições.  Os cursos nesta modalidade tem duração de 1 a 2 anos. E em todas as escolas que visitei, te dão a garantia de falar fluentemente em 1 ano.

Agora vocês vão me falar: Não se aprende inglês em 1 ano. Sim, muitas pessoas me disseram isto, também muitas pessoas me disseram que este método não era bom, que era difícil de aprender com o professor falando em inglês. Mas apesar de tudo o que me disseram eu resolvi arriscar, e estou gostando muito. Realmente acredito que posso falar inglês em um ano, tanto é que estou fazendo este post recomendando a vocês esta maneira de aprender inglês.

english-words

Não é difícil as aulas totalmente em inglês. Eu tinha este medo. Mas quando a escola tem profissionais treinados para dar aula desta maneira eles conseguem transmitir a mensagem e você entende o que eles te dizem. Assim você associa as palavras em inglês e aprende. Os professores usam mímicas, desenhos, sinônimos, tudo para fazer você entender. Claro que parte de você aprender ou não. Para isso você tem que dedicar-se aos exercícios de memorização todos os dias (não leva muito tempo). Além de esforçar-se a falar, mesmo que não saiba falar certo, na escola vão te ajudar. Se ficar calado durante todas as aulas, certamente não vai aprender nada, é dinheiro jogado fora.

As turmas, na maioria das escolas, não ultrapassa 8 alunos, isso facilita o entendimento. Além disso os colegas de classe estão no mesmo nível que você.

eu_quero_o_falar_o_tio_sam_ingles_do_divertimento_cartao_postal-r2d97cf90892c4e8aa6d046a7432be83a_vgbaq_8byvr_512

Bom já falei do método e porque escolhi ele, agora vou falar da escola que eu escolhi. Não estou aqui para falar bem ou mal de nenhuma escola. Esta parte do post é uma ajuda para quem está escolhendo um local para aprender inglês e eu vou falar da razão pela qual escolhi a escola que estou estudando atualmente.

No método que expliquei a vocês, aqui em Caxias do Sul há basicamente 4 escolas que aderem a ele ou a métodos parecidos. Não vou mostrar o nome inteiro, por direitos autorais etc.

  • BRIT* AND AMERIC*
  • O* ENTERTAIME*
  • UP*ME
  • TOPWAY

Todas elas são franquias, seguem um padrão para todas as cidades. Eu estudo na TOPWAY. Eu escolhi ela por algumas razões bem específicas. Apesar de as outras terem uma estrutura física melhor e mais “bonita”, na TOPWAY me senti mais confortável. Me senti mais a vontade a falar em inglês. O “material de apoio” é um aplicativo online muito divertido. O valor é bem mais em conta do que os outros e os professores são ótimos.

Então espero que tenha ajudado a quem está procurando escolas e métodos para prender inglês.

 

♥ Big beijos e até um novo post!

 

 

Deixe um comentário

